sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Projeto de incentivo ao ingresso no Ensino Superior por meio dos programas FIES, PROUNI, SISU e NOSSABOLSA

Desde que comecei a lecionar para a 3ª série do Ensino Médio, senti que havia uma necessidade muito grande de incentivar meus alunos a sonhar com uma graduação, pois percebia que poucos pareciam convictos de que o fariam ao final do Ensino Médio. A maioria até pensava em fazer uma faculdade, mas era como se fosse um sonho distante, que ficaria guardado numa caixinha até que houvessem condições... E isso poderia demorar muito. 
Eu também não pensava em faculdade como algo que eu viveria logo quando terminei a Educação Básica, eu queria trabalhar e ganhar meu dinheiro, como fiz. Apenas três anos depois foi que eu fiz minha opção pelo curso de Letras, que entre outros benefícios, era o que eu poderia pagar... Hoje a realidade é bem diferente. Por meio do Enem, há inúmeros programas que podem beneficiar os nossos jovens em universidades particulares com bolsas de 50 ou 100%, o que tem tornado real o sonho de muitos estudantes.
Aqui postarei fotos da execução do meu projeto em 2014 e em 2015, que consistiu em levar para as salas de 3ª série do Ensino Médio, ex-alunos meus que tiveram a oportunidade de ingressar no Ensino Superior por meio destes programas: FIES, PROUNI, SISU e NOSSABOLSA, para compartilhar suas histórias e contribuir para a motivação dos formandos.





Um detalhe que me alegra muito é o fato de que alguns alunos que viram as palestras em 2014, voltaram como palestrantes em 2015. Em 2016, eu acredito que a quantidade será muito maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário