sexta-feira, 20 de maio de 2016

Sugestões para as oficinas da Olimpíada de Língua Portuguesa - Para Professores

Hoje estou disponibilizando o material que usei na Oficina que ministrei a pedido da SRE Colatina em 12/05/2016.

Minha proposta para trabalhar com crônica na escola:
- Relação entre o vídeo “Conto de Fadas”- Parafernalha e a Crônica de Veríssimo  “Pai não entende nada” para falar da crônica como narrativa curta;
- Clip musical “Aos meus heróis” para falar da crônica como texto argumentativo e reflexivo;
- Mostra de imagens “O lugar onde eu vivo;
- Mostra de crônicas diferentes e interessantes para trabalhar na escola;
- Mostra dos textos da olimpíada de 2014 publicados no blog;
- Sugestões de livros e autores:

Minha proposta para trabalhar com artigo de opinião na escola:
- Sugestões de vídeos com que se pode trabalhar a argumentatividade:
·         Bandido bom é bandido morto
·         Emílio Surita e Rachel Sherazade discutem Maioridade Penal
·         Janaína Paschoal sobre maioridade penal https://www.youtube.com/watch?v=kGZnqb0V34M
·         Legalização da Maconha: CQC X Domingo Espetacular

- Sugestões de vídeos e textos da atualidade:
·         A política no olhar do Porta dos fundos: “Delação”; “Reunião de Emergência II”
·         Samarco:

- Jogo argumentativo: exibição de vídeo demonstrativo e prática

Nenhum comentário:

Postar um comentário