Embora muita gente acredite que a prova de Linguagens do Enem só cobra "interpretação de texto", na verdade, o exame é um pouco mais complexo do que isso. Um dos conhecimentos mais básicos cobrados, por exemplo, é o reconhecimento das inúmeras situações de comunicação que permeiam a nossa vida e tomam forma por meio dos gêneros textuais.
Gêneros textuais são formatos de texto com características relativamente estáveis e função social reconhecida.
Quando olhamos para as formas geométricas, por exemplo, poderíamos dizer que o losango tem muito a ver com o quadrado, mas os nomeamos de maneiras diferentes porque trata-se de formas díspares.
Da mesma maneira, se você solicitar um certificado escolar e lhe for entregue uma declaração apenas, não vai servir, porque trata-se de gêneros textuais diferentes com finalidades e características diferentes.
Compreender isso é fundamental em várias questões que aparecem na prova de linguagem todos os anos, que muitas vezes independem da interpretação do texto, pois basta reconhecer o gênero.
Vejamos um exemplo:
(ENEM 2010)
Assaltantes
roubam no ABC 135 mil figurinhas da Copa do Mundo
Cinco
assaltantes roubaram 135 mil figurinhas do álbum da Copa do Mundo 2010 na noite
de quarta-feira (21), em Santo André, no ABC. Segundo a assessoria da Treelog, empresa que distribui os cromos, ninguém ficou ferido
durante a ação.
O roubo aconteceu por volta das 23h30. Armados, os criminosos renderam 30 funcionários que estavam no local, durante cerca de 30 minutos, e levaram 135 caixas, cada uma delas contendo mil figurinhas. Cada pacote com cinco cromos custa R$ 0,75.
O roubo aconteceu por volta das 23h30. Armados, os criminosos renderam 30 funcionários que estavam no local, durante cerca de 30 minutos, e levaram 135 caixas, cada uma delas contendo mil figurinhas. Cada pacote com cinco cromos custa R$ 0,75.
Procurada
pelo G1, a Panini, editora responsável pelas figurinhas, afirmou que a
falta dos cromos em algumas bancas não tem relação com o roubo. Segundo a
editora, isso se deve à grande demanda pelas grandes figurinhas.
Disponível
em: http://g1.globo.com. Acesso em: 23 abr. 2010 (adaptado).
A
notícia é um gênero jornalístico. No texto, o que caracteriza a linguagem desse
gênero é o uso de
A expressões linguísticas populares.
B palavras de origem estrangeira.
C variantes linguísticas regionais.
D termos técnicos e científicos.
E formas da norma padrão da língua.
A expressões linguísticas populares.
B palavras de origem estrangeira.
C variantes linguísticas regionais.
D termos técnicos e científicos.
E formas da norma padrão da língua.
Para
chegar ao gabarito, é preciso compreender as alternativas (o que são expressões
populares? O que são variantes regionais? O que é norma padrão?), o que depende
dos estudos escolares sobre variedade linguística e, principalmente, reconhecer
que o gênero textual da esfera da comunicação jornalística notícia vai se
utilizar sempre da norma padrão. É essa a característica do gênero textual que
é cobrada aqui e que não depende da interpretação do texto trazido pela
questão. GABARITO: E.
Outras questões:
Gabarito no final!
QUESTÃO 01
(Enem
2013) Os
objetivos que motivam os seres humanos a estabelecer comunicação determinam, em
uma situação de interlocução, o predomínio de uma ou de outra função de
linguagem. Nesse texto, predomina a função que se caracteriza por
A tentar persuadir o leitor acerca da necessidade de se tomarem certas medidas para a elaboração de um livro.
B enfatizar a percepção subjetiva
do autor, que projeta para sua obra seus sonhos e histórias.
C apontar para o estabelecimento
de interlocução de modo superficial e automático, entre o leitor e o livro.
D fazer um exercício de reflexão a
respeito dos princípios que estruturam a forma e o conteúdo de um livro.
E retratar as etapas do processo
de produção de um livro, as quais antecedem o contato entre leitor e obra.
QUESTÃO 02
(ENEM 2013)
Art. 2º Considera-se criança, para
os efeitos desta lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e
adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade. [...]
Art 3º A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.
Art 3º A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.
Art 4° É dever da família, da
comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta
prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à
alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura,
à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e
comunitária.
[...] BRASIL. Lei n. 8 069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da criança e do adolescente. Disponível em: www.planalto.gov.br (fragmento)
[...] BRASIL. Lei n. 8 069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da criança e do adolescente. Disponível em: www.planalto.gov.br (fragmento)
Para cumprir sua função social,
o Estatuto da criança e do adolescente apresenta características
próprias desse gênero quanto ao uso da língua e quanto à composição textual.
Entre essas características, destaca-se o emprego de
A repetição vocabular para facilitar o entendimento.
A repetição vocabular para facilitar o entendimento.
B palavras e construções que
evitem ambiguidade.
C expressões informais para
apresentar os direitos.
D frases na ordem direta para
apresentar as informações mais relevantes.
E exemplificações que auxiliem a
compreensão dos conceitos formulados.
QUESTÃO 03
(Enem 2012)
Lugar de
mulher também é na oficina
Pelo menos nas oficinas dos cursos
da área automotiva fornecidos pela Prefeitura, a presença feminina tem aumentado ano a ano. De cinco mulheres
matriculadas em 2005, a quantidade saltou para 79 alunas inscritas neste ano
nos cursos de mecânica automotiva, eletricidade veicular, injeção eletrônica,
repintura e funilaria. A presença feminina nos cursos automotivos da Prefeitura
— que são gratuitos — cresceu 1480% nos últimos sete anos e tem aumentado ano a
ano.
Disponível
em: www.correiodeuberlandia.com.br. Acesso em: 27 fev. 2012 (adaptado).
Na produção de um texto, são
feitas escolhas referentes a sua estrutura, que possibilitam inferir o objetivo
do autor. Nesse sentido, no trecho apresentado, o enunciado “Lugar de mulher
também é na oficina” corrobora o objetivo textual de
A demonstrar que a situação das
mulheres mudou na sociedade contemporânea.
B defender a participação da
mulher na sociedade atual.
C comparar esse enunciado com
outro: “lugar de mulher é na cozinha”.
D criticar a presença de mulheres
nas oficinas dos cursos da área automotiva.
E distorcer o sentido da frase
“lugar de mulher é na cozinha”.
QUESTÃO 04
(Enem 2015)
A última edição deste periódico
apresenta mais uma vez tema relacionado ao tratamento dado ao lixo caseiro,
aquele que produzimos no dia a dia. A informação agora passa pelo problema do
material jogado na estrada vicinal que liga o município de Rio Claro ao
distrito de Ajapi. Infelizmente, no local em questão, a reportagem encontrou
mais uma forma errada de destinação do lixo: material atirado ao lado da pista
como se isso fosse o ideal. Muitos moradores, por exemplo, retiram o lixo de
suas residências e, em vez de um destino correto, procuram dispensá-lo em
outras regiões.
Uma situação no mínimo incômoda.
Se você sai de casa para jogar o lixo em outra localidade, por que não o fazer
no local ideal? É muita falta de educação achar que aquilo que não é correto
para sua região possa ser para outra. A reciclagem do lixo doméstico é um passo
inteligente e de consciência. Olha o exemplo que passamos aos mais jovens! Quem
aprende errado coloca em prática o errado. Um perigo!
Disponível em: http://jornaldacidade.uol.com.br. Acesso em: 10 ago. 2012 (adaptado).
Disponível em: http://jornaldacidade.uol.com.br. Acesso em: 10 ago. 2012 (adaptado).
Esse editorial faz uma leitura
diferenciada de uma notícia veiculada no jornal. Tal diferença traz à tona uma
das funções sociais desse gênero textual, que é
A apresentar fatos que tenham sido
noticiados pelo próprio veículo.
B chamar a atenção do leitor para
temas raramente abordados no jornal.
C provocar a indignação dos
cidadãos por força dos argumentos apresentados.
D
interpretar criticamente fatos noticiados e considerados relevantes para a
opinião pública.
E trabalhar uma informação
previamente apresentada com base no ponto de vista do autor da notícia.
GABARITO
1- Letra D. A ideia é reconhecer que os quadrinhos servem à reflexão, ao entretenimento, essa é a função social do gênero textual.
2 - Letra B. Mais uma vez a ideia é reconhecer uma característica da lei: evitar duplo sentido, a lei precisa ser clara.
3 - Letra A. por se tratar de uma reportagem, a ideia é demonstrar um fato novo, não tem a ver a com defender uma opinião ou fazer apreciação crítica de uma fato. O reconhecimento da característica do gênero textual era mais importante que a interpretação do texto.
4 - Letra D. Reconhecer que o Editorial é o gênero textual que traz um posicionamento da mídia sobre algum tema polêmico da atualidade com o objetivo de participar do debate e influenciar a opinião pública era essencial para chegar à resposta correta.
a questão do genero jornalistico é a letra E
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