quarta-feira, 2 de novembro de 2016

QUESTÕES SOBRE GÊNEROS TEXTUAIS NO ENEM

Embora muita gente acredite que a prova de Linguagens do Enem só cobra "interpretação de texto", na verdade, o exame é um pouco mais complexo do que isso. Um dos conhecimentos mais básicos cobrados, por exemplo, é o reconhecimento das inúmeras situações de comunicação que permeiam a nossa vida e tomam forma por meio dos gêneros textuais.

Gêneros textuais são formatos de texto com características relativamente estáveis e função social reconhecida.

Quando olhamos para as formas geométricas, por exemplo, poderíamos dizer que o losango tem muito a ver com o quadrado, mas os nomeamos de maneiras diferentes porque trata-se de formas díspares.
Resultado de imagem para quadrado e losango
Da mesma maneira, se você solicitar um certificado escolar e lhe for entregue uma declaração apenas, não vai servir, porque trata-se de gêneros textuais diferentes com finalidades e características diferentes.
Compreender isso é fundamental em várias questões que aparecem na prova de linguagem todos os anos, que muitas vezes independem da interpretação do texto, pois basta reconhecer o gênero.
Vejamos um exemplo:

(ENEM 2010)
Assaltantes roubam no ABC 135 mil figurinhas da Copa do Mundo

Cinco assaltantes roubaram 135 mil figurinhas do álbum da Copa do Mundo 2010 na noite de quarta-feira (21), em Santo André, no ABC. Segundo a assessoria da Treelog, empresa que distribui os cromos, ninguém ficou ferido durante a ação.
O roubo aconteceu por volta das 23h30. Armados, os criminosos renderam 30 funcionários que estavam no local, durante cerca de 30 minutos, e levaram 135 caixas, cada uma delas contendo mil figurinhas. Cada pacote com cinco cromos custa R$ 0,75.
Procurada pelo G1, a Panini, editora responsável pelas figurinhas, afirmou que a falta dos cromos em algumas bancas não tem relação com o roubo. Segundo a editora, isso se deve à grande demanda pelas grandes figurinhas.
Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 23 abr. 2010 (adaptado).

A notícia é um gênero jornalístico. No texto, o que caracteriza a linguagem desse gênero é o uso de
A expressões linguísticas populares.
B palavras de origem estrangeira.
C variantes linguísticas regionais.
D termos técnicos e científicos.
E formas da norma padrão da língua.

Para chegar ao gabarito, é preciso compreender as alternativas (o que são expressões populares? O que são variantes regionais? O que é norma padrão?), o que depende dos estudos escolares sobre variedade linguística e, principalmente, reconhecer que o gênero textual da esfera da comunicação jornalística notícia vai se utilizar sempre da norma padrão. É essa a característica do gênero textual que é cobrada aqui e que não depende da interpretação do texto trazido pela questão. GABARITO: E.

Outras questões:
Gabarito no final!

QUESTÃO 01

Resultado de imagem para Os objetivos que motivam os seres humanos a estabelecer comunicação determinam, em uma situação de interlocução, o predomínio de uma ou de outra função de linguagem. Nesse texto, predomina a função que se caracteriza por
(Enem 2013) Os objetivos que motivam os seres humanos a estabelecer comunicação determinam, em uma situação de interlocução, o predomínio de uma ou de outra função de linguagem. Nesse texto, predomina a função que se caracteriza por

A tentar persuadir o leitor acerca da necessidade de se tomarem certas medidas para a elaboração de um livro.
B enfatizar a percepção subjetiva do autor, que projeta para sua obra seus sonhos e histórias.
C apontar para o estabelecimento de interlocução de modo superficial e automático, entre o leitor e o livro.
D fazer um exercício de reflexão a respeito dos princípios que estruturam a forma e o conteúdo de um livro.
E retratar as etapas do processo de produção de um livro, as quais antecedem o contato entre leitor e obra.

QUESTÃO 02
(ENEM 2013)
Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade. [...]
Art 3º A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.
Art 4° É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
[...] BRASIL. Lei n. 8 069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da criança e do adolescente. Disponível em: www.planalto.gov.br (fragmento)

Para cumprir sua função social, o Estatuto da criança e do adolescente apresenta características próprias desse gênero quanto ao uso da língua e quanto à composição textual. Entre essas características, destaca-se o emprego de
A repetição vocabular para facilitar o entendimento.
B palavras e construções que evitem ambiguidade.
C expressões informais para apresentar os direitos.
D frases na ordem direta para apresentar as informações mais relevantes.
E exemplificações que auxiliem a compreensão dos conceitos formulados.

QUESTÃO 03
(Enem 2012)
Lugar de mulher também é na oficina
  
            Pelo menos nas oficinas dos cursos da área automotiva fornecidos pela Prefeitura, a presença feminina  tem aumentado ano a ano. De cinco mulheres matriculadas em 2005, a quantidade saltou para 79 alunas inscritas neste ano nos cursos de mecânica automotiva, eletricidade veicular, injeção eletrônica, repintura e funilaria. A presença feminina nos cursos automotivos da Prefeitura — que são gratuitos — cresceu 1480% nos últimos sete anos e tem aumentado ano a ano.
     Disponível em: www.correiodeuberlandia.com.br. Acesso em: 27 fev. 2012 (adaptado).
Na produção de um texto, são feitas escolhas referentes a sua estrutura, que possibilitam inferir o objetivo do autor. Nesse sentido, no trecho apresentado, o enunciado “Lugar de mulher também é na oficina” corrobora o objetivo textual de
A demonstrar que a situação das mulheres mudou na sociedade contemporânea.
B defender a participação da mulher na sociedade atual.
C comparar esse enunciado com outro: “lugar de mulher é na cozinha”.
D criticar a presença de mulheres nas oficinas dos cursos da área automotiva.
E distorcer o sentido da frase “lugar de mulher é na cozinha”.

QUESTÃO 04
(Enem 2015)
A última edição deste periódico apresenta mais uma vez tema relacionado ao tratamento dado ao lixo caseiro, aquele que produzimos no dia a dia. A informação agora passa pelo problema do material jogado na estrada vicinal que liga o município de Rio Claro ao distrito de Ajapi. Infelizmente, no local em questão, a reportagem encontrou mais uma forma errada de destinação do lixo: material atirado ao lado da pista como se isso fosse o ideal. Muitos moradores, por exemplo, retiram o lixo de suas residências e, em vez de um destino correto, procuram dispensá-lo em outras regiões.
Uma situação no mínimo incômoda. Se você sai de casa para jogar o lixo em outra localidade, por que não o fazer no local ideal? É muita falta de educação achar que aquilo que não é correto para sua região possa ser para outra. A reciclagem do lixo doméstico é um passo inteligente e de consciência. Olha o exemplo que passamos aos mais jovens! Quem aprende errado coloca em prática o errado. Um perigo!
Disponível em: http://jornaldacidade.uol.com.br. Acesso em: 10 ago. 2012 (adaptado).

Esse editorial faz uma leitura diferenciada de uma notícia veiculada no jornal. Tal diferença traz à tona uma das funções sociais desse gênero textual, que é
A apresentar fatos que tenham sido noticiados pelo próprio veículo.
B chamar a atenção do leitor para temas raramente abordados no jornal.
C provocar a indignação dos cidadãos por força dos argumentos apresentados.
D interpretar criticamente fatos noticiados e considerados relevantes para a opinião pública.
E trabalhar uma informação previamente apresentada com base no ponto de vista do autor da notícia.

GABARITO

1- Letra D. A ideia é reconhecer que os quadrinhos servem à reflexão, ao entretenimento, essa é a função social do gênero textual.

2 - Letra B. Mais uma vez a ideia é reconhecer uma característica da lei: evitar duplo sentido, a lei precisa ser clara.

3 - Letra A. por se tratar de uma reportagem, a ideia é demonstrar um fato novo, não tem a ver a com defender uma opinião ou fazer apreciação crítica de uma fato. O reconhecimento da característica do gênero textual era mais importante que a interpretação do texto.

4 - Letra D. Reconhecer que o Editorial é o gênero textual que traz um posicionamento da mídia sobre algum tema polêmico da atualidade com o objetivo de participar do debate e influenciar a opinião pública era essencial para chegar à resposta correta.

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