sexta-feira, 6 de maio de 2016

Atividade de revisão diferente

Atividade de Revisão dos conteúdos estudados no 1º trimestre - 1ª série EM

Esta semana tive uma ideia muito bacana para revisar os conteúdos de prova da 1ª série. Sabemos que tem sido tempos difíceis, de muita preguiça, desânimo, falta de perspectiva para estudar e correr atrás de um futuro, por isso, nesta sexta-feira, resolvi encerrar a semana com uma atividade de revisão bem diferente. Os alunos foram divididos em cinco grupos de até sete alunos. Cada grupo recebeu um envolope contendo vários recortes com os temas e a explicação dos conteúdos estudados para relacionar e colar numa folha. O grupo que fizesse a atividade corretamente em menos tempo ganhava um bombom cada um. Foi muito legal!!! Adorei!!!









Gabarito da atividade de revisão

TEXTO
Sequência verbal (palavras), oral ou escrita, que tem sentido para um determinado grupo de pessoas em uma determinada situação.

TEXTO LITERÁRIO
Possui função estética

TEXTO NÃO LITERÁRIO
Possui função utilitária
GÊNERO TEXTUAL
Formato de texto com finalidade socialmente reconhecida e características mais ou menos fixas.
AGRUPAMENTOS DE GÊNERO
Relatar - Refere-se às histórias da realidade: depoimento, boletim de ocorrência
Narrar - Refere-se às histórias de ficção: conto, fábula, romance, piada, crônica
Expor - Textos científicos voltados para o ensino: artigo científico, textos de livro didático
Argumentar - Textos feitos para discussão de temas polêmicos: artigo de opinião, debate
Instruir - Textos que orientam o comportamento do leitor: receita, manual de instrução, regulamento

GÊNERO LITERÁRIO LÍRICO
Textos literários escritos em versos, que expressam sentimentos
GÊNERO LITERÁRIO NARRATIVO
Textos literários narrativos escritos em parágrafos
GÊNERO LITERÁRIO DRAMÁTICO
Textos literários escritos em falas, para serem encenados

PRINCIPAIS ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Mensagem, Código, Canal, Emissor, Receptor
FUNÇÕES DA LINGUAGEM
Referencial - É predominante nos textos objetivos, informativos.
Poética - É predominantes nos textos em que há preocupação com a elaboração da mensagem
Emotiva - É predominante nos textos que manifestam emoções, sentimentos.
Fática - É predominante quando a linguagem serve para um teste de comunicação
Apelativa - É predominante em textos cujo objetivo é o convencimento do interlocutor
Metalinguística - É predominante nos textos em que a linguagem (código) é usada para falar dela mesma

Nenhum comentário:

Postar um comentário