Atividade de Revisão dos conteúdos estudados no 1º trimestre - 1ª série EM
Esta semana tive uma ideia muito bacana para revisar os conteúdos de prova da 1ª série. Sabemos que tem sido tempos difíceis, de muita preguiça, desânimo, falta de perspectiva para estudar e correr atrás de um futuro, por isso, nesta sexta-feira, resolvi encerrar a semana com uma atividade de revisão bem diferente. Os alunos foram divididos em cinco grupos de até sete alunos. Cada grupo recebeu um envolope contendo vários recortes com os temas e a explicação dos conteúdos estudados para relacionar e colar numa folha. O grupo que fizesse a atividade corretamente em menos tempo ganhava um bombom cada um. Foi muito legal!!! Adorei!!!
Gabarito da atividade de revisão
TEXTO |
Sequência verbal (palavras), oral ou escrita, que tem sentido para um determinado grupo de pessoas em uma determinada situação. |
TEXTO LITERÁRIO |
Possui função estética |
TEXTO NÃO LITERÁRIO |
Possui função utilitária |
GÊNERO TEXTUAL |
Formato de texto com finalidade socialmente reconhecida e características mais ou menos fixas. |
AGRUPAMENTOS DE GÊNERO |
Relatar - Refere-se às histórias da realidade: depoimento, boletim de ocorrência |
Narrar - Refere-se às histórias de ficção: conto, fábula, romance, piada, crônica |
Expor - Textos científicos voltados para o ensino: artigo científico, textos de livro didático |
Argumentar - Textos feitos para discussão de temas polêmicos: artigo de opinião, debate |
Instruir - Textos que orientam o comportamento do leitor: receita, manual de instrução, regulamento |
GÊNERO LITERÁRIO LÍRICO |
Textos literários escritos em versos, que expressam sentimentos |
GÊNERO LITERÁRIO NARRATIVO |
Textos literários narrativos escritos em parágrafos |
GÊNERO LITERÁRIO DRAMÁTICO |
Textos literários escritos em falas, para serem encenados |
PRINCIPAIS ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO |
Mensagem, Código, Canal, Emissor, Receptor |
FUNÇÕES DA LINGUAGEM |
Referencial - É predominante nos textos objetivos, informativos. |
Poética - É predominantes nos textos em que há preocupação com a elaboração da mensagem |
Emotiva - É predominante nos textos que manifestam emoções, sentimentos. |
Fática - É predominante quando a linguagem serve para um teste de comunicação |
Apelativa - É predominante em textos cujo objetivo é o convencimento do interlocutor |
Metalinguística - É predominante nos textos em que a linguagem (código) é usada para falar dela mesma |
Nenhum comentário:
Postar um comentário