Esta semana tivemos o desfecho de um dos melhores projetos que já idealizamos na escola: a Semana de Arte Moderna.
Durante o mês de setembro, os alunos das 1ªs e 3ªs séries estiveram pesquisando e elaborando uma aula prática com os seguintes conteúdos: Literatura Colonial: Quinhentismo, Barroco e Arcadismo no Brasil e Literatura Moderna do séc. XX: 3ª geração Modernista, Tropicalismo, Concretismo e Neoconcretismo, Literatura Feminista, Literatura Homoerótica e Literatura Africana de Expressão Portuguesa.
No mês de outubro, deram-se as aulas. Nas terceiras séries, em grupos pequenos, foram apresentados trabalhos muito bons, sempre com o objetivo de ampliar o repertório literário e cultural dos meninos, a fim de prepará-los melhor para o Enem, inclusive. Na 1ª série, os alunos tinham o desafio do sorteio que eu já expus aqui no blog [http://professoraericafreitas.blogspot.com.br/2016_08_01_archive.html ]. Eu parti o coração de alguns com isso, confesso, mas é aprendizado... Eu mais do que ninguém hoje reconheço que aprender a lidar com o fato das coisas não saírem "perfeitas", que nem tudo depende de você ou pode ser do seu jeito, é essencial na vida.
Terminada essa etapa de apresentação dos conteúdos com muita leitura, com atividades, com criatividade... chegamos ao momento de, inspirados por esses trabalhos literários, idealizar uma apresentação cultural que refletisse algum aspecto deles. Assim, dos trabalhos de Quinhentismo saíram apresentações de paródia e teatro, que retrataram e inverteram o olhar de Caminha sobre as índias brasileiras, levantando uma discussão interessante sobre a nossa cultura machista.
A desafiante música Índios da banda Legião Urbana também enriqueceu nossa manhã com sua letra tão rica e inquietante.
Das discussões do Barroco saiu um teatro maravilhoso que trouxe a figura de Gregório de Mattos para o séc. XXI.
Além de uma paródia fantástica de "Seu polícia" sobre corrupção e a bela interpretação de "Inúteu" de Ultraje a rigor.
Arrasaram, meninos!
Tivemos também uma exposição belíssima das obras de Aleijadinho, nosso maior representante da arte barroca.
Infelizmente, algumas apresentações não puderam acontecer por causa da chuva. Os alunos que moram na zona rural, muitas vezes ficam sem transporte nesses dias, então, as apresentações inspiradas no Arcadismo no Brasil não puderam acontecer.
As apresentações da 3ª série também foram muito diversificadas e interessantes. Depois do Enem, estar vivo para apresentar um trabalho desses, ainda mais em dia de chuva, muuuuuuuiiiiiitttttaaaaa chuva, era um desafio, que só alunos muito bons mesmo poderiam aceitar e eu sou muito grata a cada um dos serumaninhos que estavam lá para cumprir seu papel por isso!
Pra começar, inspirados pela literatura que retratava nossos problemas sociais, ouvimos um repente maravilhoso sobre os problemas da nossa cidade. Foi brilhante!
De repente também tivemos uma linda homenagem ao grande Ariano Suassuna.
Também tivemos momentos de declamação de poesias da 1ª geração modernista.
O "Poema Humano" , inspirado na arte concretista, também abrilhantou nossa manhã chuvosa com muita criatividade, dedicação e humor! Muito gracinha esse trabalho!
Além disso tivemos um teatro musical com os maiores sucessos da Tropicália e um teatrinho muito fofo com a estrela Raí, que oculta facilmente até a superlua da escola rsrsrsrs. Foi show!
A Literatura feminista também foi homenageada com duas paródias muito boas de Beijinho no Ombro e Amei te ver. Muito bacana!
Pra terminar, trazendo reflexos dos nossos estudos sobre a Literatura Homoerótica, tivemos duas apresentações brilhantes:
Sendas do Homoerotismo com as grandes artistas da 3ªM01. É incrível como essas meninas desenham!
Também tivemos uma apresentação que trouxe relatos em vídeo de algumas questões envolvidas nessa temática e também uma música linda, alegremente cantada ao som de balões coloridos estourando. Foi show!! Arrasaram meninas!
Não posso deixar de agradecer ao meu querido artista, patrick, pelo recorte do Abaporu (Só os sabidos entenderam! Rsrsrsrs). Você é nota mil!
Ao final, algumas coisas saíram do planejamento, é fim de ano, muita chuva, vários alunos faltaram, mas nós estávamos lá, fazendo o nosso melhor e foi muito bom! Ano que vem tem mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário