sexta-feira, 7 de julho de 2017

Jogo com Figuras de Linguagem 2 - Heads Up



Olá!
Segue uma dica de jogo para trabalhar com figuras de linguagem na 1ª série do Ensino Médio.

O nome desse jogo é Heads Up e geralmente é feito com adivinhas de personagens ou celebridades famosas. Aqui, você pode chamar de "Tá na mente" (Sugestão dos meus alunos do 3º Período de Letras da Faculdade Castelo Branco)




Este jogo consiste em um teste de aprendizagem das Figuras de Linguagem e seus efeitos de sentido. Para fazê-lo você vai precisar relacionar as figuras com as quais está trabalhando e números de 01 a 25, por exemplo, de acordo com a quantidade de alunos que você tem. No meu caso, selecionei 16 figuras e tenho em média 38, 39 alunos nas minhas turmas de 1ª série, então ficou assim:

Nenhum texto alternativo automático disponível.

É interessante para maior aproveitamento do trabalho emplastificar os papeizinhos para poder utilizar em outras turmas ou em mais momentos.



Pronto o material, impresso, recortado e plastificado, você pode usar dupla face (mais chique) ou fita crepe ("se vira nos trinta" como eu rsrsrs) para adesivar nas testas dos alunos. Sugiro fazer os nomes e números um pouquinho maiores do que fiz na foto. Foi minha primeira experiência fazendo esse jogo, então não sabia exatamente como seria, mas o resultado foi maravilhoso.
Sempre quis fazê-lo, mas não sabia como faria as regras e que conteúdo poderia adaptar melhor... Acredito, agora, que há muitas opções, mas nessa situação em específico, as regras eram as seguintes.

Cada aluno recebe uma "plaquinha", a qual é colada na testa. Se for uma figura, não pode ver, nem saber qual é. É importante combinar com os alunos antes para ficarem atentos para não contar. Quem recebe um número não precisa de segredo, mas quanto menor o número, maior é a vantagem. Sugiro distribuir de maneira aleatória e só explicar isso depois.


Quem recebe o menor número começa o jogo escolhendo qualquer colega que esteja com uma figura na testa. O aluno que tem o número então deve dar um exemplo de uma frase em que aparece aquele recurso, para que este analise e identifique qual é o nome que está colado em sua testa. Se o aluno der um exemplo errado,  o aluno que está com a figura, escolhe um mico para ele pagar (Obviamente, é preciso orientar para que não seja nada ofensivo, obsceno ou depreciativo, mas algo inofensivo como no exemplos abaixo: imitar uma galinha ou desfilar como uma mulher. Eles adoraram! Até apoiaram pagando mico junto rsrsrs).



Se o aluno do número der o exemplo correto e o da figura não acertar, o primeiro escolhe um mico para o segundo. É importante destacar que ninguém é obrigado, é só um incentivo para eles se envolverem e se esforçarem para exercitar os conhecimentos.


Se houver erro, a figura permanece no jogo até que outro escolha e haja acerto!

Se acabarem as figuras e ainda restarem números, você pode redistribuir as figuras e recomeçar até acabarem.


No final, dei um pirulito para quem pagou o mico devidamente. Foi surpresa! O importante não é ganhar doces, mas aprender e os meus anjinhos surpreenderam!! Foram muito bem!




Um comentário:

  1. Parabéns professora Erica pela iniciativa. Amei esse jogo de figuras de linguagem. Sou gestora de uma escola e ao mesmo tempo estou assumindo por um mês duas turmas em língua portuguesa e tenho inserido o jogo uma vez por semana na rotina de sala. Mais professores deveriam associar essa prática às aulas.

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