quinta-feira, 14 de abril de 2016

Projeto: Jogos Vorazes do Enem

Desde que comecei a dar aula para a 3ª série do Ensino Médio, costumava ter muita dificuldade para trabalhar com simulados de questões objetivas do Enem. Eu me matava preparando material, a escola xerocava gratuitamente, mas não dava resultado... A maioria dos alunos nem olhava, marcava X para fazer de conta... Resumindo, eu ficava muito frustrada.
Em 2015, peguei o gancho da saga Jogos Vorazes e pensei numa maneira diferente de trabalhar com as questões. Criei um jogo em que os alunos se reúnem em equipes de cinco, equipes com nomes bem peculiares, diga-se de passagem, escolhidos por eles. As questões são apresentadas nos slides da mesma forma que aparecem no Enem e lidas com a minha ajuda. Os alunos releem silenciosamente e pensam juntos em qual será a alternativa correta. Após o tempo que eles precisarem para responder, eu dou um sinal para que cada grupo erga sua plaquinha com a alternativa escolhida. Ao final da aula, a equipe com mais acertos ganha pirulitos.
Parece muito pouco, mas funciona, os alunos adoram, cobram se passar muito tempo sem que eu faça e hoje outros professores na escola têm feito também e tido bons resultados.
Geralmente não resolvemos mais de cinco questões por aula, porque alguns demoram mais para analisar, ou há conflito entre os membros da equipe, ou eu gasto muito tempo explicando porque o gabarito é tal alternativa... Eles sabem que no Enem só terão em média 3 minutos e meio para cada questão, mas na escola estamos treinando, levando-os a se familiarizar com aquele estilo de prova... Fica a dica para outros professores!








Nenhum comentário:

Postar um comentário