sexta-feira, 7 de julho de 2017

Jogo do Banquinho com Hiperonímia e Hiponímia

Esse jogo é uma adaptação do famoso Jogo do banquinho do Raul Gil para os conteúdos de Semântica da 1ª série: Hiperonímia e Hiponímia. A ideia do jogo lembra muito a Adedonha, das infinitas listas que fazíamos com a letra tal... Quem nunca brincou disso? Eu adorava.



A ideia aqui é separar os alunos em grupos (É interessante pedir que eles escolham nomes relacionados à matéria). Depois, estabelecer uma ordem entre eles, já que aqui quem responde primeiro tem vantagem. Isso pode ser feito com "zerinho ou um", Pedra papel e tesoura, par ou ímpar ou a ordem que deram os nomes dos grupos, tanto faz.

Depois de estabelecida essa ordem, os alunos verão um slide com uma frase como essa:



HIPÔNIMOS DE FRUTA COM A LETRA A.
Supõe-se que um 1º grupo fale "abacaxi", o 2º "amora" e o 3º não saiba responder. Este último está eliminado e o jogo continua com o próximo. Pode-se fazer contagem de 10 segundos para as respostas, quando necessário.
HIPÔNIMOS DE VEÍCULO COM A LETRA M.
O 4º grupo, que está na vez para começar (com a eliminação do 3º), fala "minivan", o 5º "motocicleta", o 6º não sabe responder e é eliminado... E assim mostra-se outro desafio e o jogo continua.
Quando só sobrar 1 grupo, este será o vencedor e o jogo pode recomeçar com o retorno de outras equipes.



Eu já fiz esse jogo com verbos nas formas nominais também, mas tem que haver um cuidado muito grande com a escolha da letra inicial, senão se joga eternamente... Exemplo:
VERBOS NA FORMA NOMINAL DE GERÚNDIO COM A LETRA Q:
(Querendo, quicando, quantificando...)
Pra dificultar, pode-se determinar se só serão aceitos verbos da 1ª conjugação, por exemplo...
Funciona muito bem para mostrar a produtividade verbal. Na 1ª vez que fiz o jogo do banquinho com verbos (experimento), eu escolhi letras "mais simples": A, B, C... E não restringi a apenas uma conjugação. Resultado: ficamos 40 minutos só com as três formas nominais verbais, acho que uma cada letra, e o jogo não acabava nunca rsrsrs. Pelo menos foi o suficiente para notar muito bem como as formas verbais são inúmeras e como as desinências se repetem com a mesma finalidade semântica. Devemos ter citado umas duzentas formas verbais no particípio regular iniciadas com a letra C. Kkkk...



Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário