sexta-feira, 7 de julho de 2017

Jogo "Passa ou repassa com Tempos e Modos Verbais"



Esta é uma atividade que desenvolvi para a 2ª série com o uso dos verbos em memes e textos narrativos da Literatura realista, que têm sido conteúdos deste trimestre, mas também já adaptei com os conteúdos de Advérbios e Figuras de Linguagem (ver fotos), usando memes da internet.

Apesar do nome "Passa ou Repassa", não tem dinheiro que dê para comprar chantilly para dar torta na cara de todo mundo rsrsrs... Eu geralmente premio as equipes vencedoras com" deliciosos e tradicionais pirulitos de yogurte" que só tem na sala de LP rsrsrs.


A ideia aqui do "Passa ou Repassa" é mais pelo uso do aparelho da imagem abaixo e pela ideia de competição entre equipes por meio de representantes que se alternam a cada rodada.




Esse aparelho custa em torno de R$160 na internet, mas é possível confeccioná-lo.


Etapas
Forme seis grupos e numere-os.
Informe a ordem de competição entre os grupos.
1ª rodada: 1X2; 3X4; 5X6
2ª rodada: 1X6; 2X5; 3X4
3ª rodada: 1X4; 2X3; 5X6
4ª rodada: 1X3; 2X4; 5X6


Cada equipe envia um representante diferente a cada rodada. Após visualizada e lida a questão, o professor deve "contar até 3 e já" (ou usar outro sinal) para que os representantes dos grupos possam bater no botão que acenderá uma luz para o que for mais rápido.




Como pode ser percebido na foto acima, é comum que eu peça a um aluno para ser meu assistente, para que eu não me perca na ordem das rodadas, na contagem dos pontos, no desligar a luz após o acionamento...

É pertinente ir aumentando o nível de dificuldade das questões.
Exemplos:

1 - Como se conjuga o verbo permitir na 1ª pessoa do plural, no Pretérito Mais que Perfeito do Modo Indicativo (passado do passado)?

ou

2 - Releia o trecho:
“Chegou ao fim do beco e, indo a dobrar à direita, na direção do Largo da Ajuda, viu do lado oposto um vulto de mulher; era a mulata fugida.”
No trecho acima, retirado do conto Pai contra Mãe, de Machado de Assis, recentemente lido, qual é a forma nominal verbal que expressa a ideia de ação contínua?"

Ou ainda:
 3- Considerando a leitura do conto Pai contra mãe, de Machado de Assis, releia o trecho:
“Quando lá chegou, viu o farmacêutico sozinho, sem o filho que lhe entregara.”
Relacione, em ordem cronológica, os acontecimentos expressos pelos verbos chegou, viu e entregara.

Regras:
Quem responde corretamente, ganha 2 pontos para a equipe que pertence.
Quem erra perde um ponto para a equipe que pertence.
Se ninguém responder, as duas equipes perdem um ponto.
As próximas equipes a competir tem o direito de responder a pergunta anterior valendo 1 ponto. Se errar, prevalecem as regras anteriores.
O grupo que soprar para o participante no momento da pergunta, perderá um ponto e a oportunidade de responder.
Entre uma questão e outra é permitido aos grupos se prepararem internamente, usando o livro didático e o caderno.
Quem fizer mais pontos ganha o jogo e pode ter uma premiação, como balas ou pirulitos.


Tendo em vista, os desafios que temos em sala de aula e a dificuldade de se trabalhar com gramática, esse tipo de desafio se torna imprescindível e também muito eficiente para a nossa prática. Os alunos adoram e acabam aprendendo de uma maneira "disfarçada".
As fotos desta postagem são desse jogo adaptado ao conteúdo de Figuras de Linguagem com análise de memes da internet. Por meio dessa atividade os alunos conseguem ver muito facilmente o emprego do Eufemismo, da Hipérbole, do Pleonasmo etc., etc., etc.









Nenhum comentário:

Postar um comentário